segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Módulo IV - atividade 6

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


Turma 06 – Tutora Maria Melo – Inocência
Pólo Três Lagoas
Unidade IV – atividade 4.3/4/5
Alun(o)a: Eloisa Elena de Moura Santos Oliveira
Regina Santos de Jesus
Vanusa Aparecida Elias Silva Pimenta
Plano de aula

Roteiro

- Dados da aula

 O que o aluno poderá aprender com esta aula?
Analisar a quantidade do lixo produzido por ele, o tipo do lixo, o destino do lixo, tempo de decomposição de cada material e o impacto ambiental provocado por ele.

 Duração das atividades:
6 aulas

 Conhecimentos prévios trabalhos pelo professor com o aluno.
O destino do lixo de sua cidade, o tempo de decomposição e a importância da reciclagem.

 Estratégias e recursos da aula
Tente lembrar de tudo que você consumiu hoje. Você faz idéia da quantidade de lixo que produz somente em um dia? Muitas das vezes não refletimos sobre a quantidade, o destino do lixo que produzimos e do impacto ambiental que causa ao meio ambiente.
A escola, em seu papel de formação de cidadãos, tem como objetivo conscientizar a comunidade escolar e social sobre a necessidade em reaproveitar, reciclar e reduzir a questão do lixo.

 Seqüência didática:
- Apresentação do vídeo “Ilha das flores” (www.portacurtas.com.br/filme.asp?Cod=647).
- Inquira-os sobre como podemos resolver este problema tão polêmico: “o lixo”.
- Indique sites, livros, revistas e local em que os alunos possam pesquisar.
- Socialize as descobertas e realize debates em grupos.
- Após o debate, em um outro momento, apresentar poemas criados por crianças da 7ª série do U.M.E.F. Senador João de Medeiros Calmon disponível em http://parandham.spaces.live.com/blog/cns!81C56BB75BE14F09!208.entry
- Propor que produzam poemas relacionados ao meio ambiente em um editor de texto e que se preferirem inserir imagem.
- Entrevista com homens que trabalham no lixão do município.
- Após a entrevista, os alunos, em dupla, ou trio irão elaborar sugestões para a melhoria da política do lixo na cidade de Inocência.
- Para finalizar, a classe em conjunto irá apresentar o projeto desenvolvido na escola e chamar os pais, representantes da comunidade e convidar a todos a assistirem.
- Apoiar a Secretaria de Cultura do município de Inocência na campanha “Natal da cidade romance” com arrecadação de materiais recicláveis para a ornamentação natalina.

 Avaliação:
- Os alunos serão avaliados conforme sua participação – nos comentários, discussões do vídeo assistido por eles, produção de vídeos, pesquisa do tempo de decomposição dos materiais e produção de mensagens educativas.

É com muita alegria que recebo você em meu Blog!

glitters

[orange]***[/orange] Confira mais figuras para Te Adoro: [orange]***[/orange]
http://obuscar.com/images/seja_bem_vindo-2506.htm