terça-feira, 15 de setembro de 2009

Portfólio -Unidade I

UNIDADE 1

No decorrer do 1º. Módulo “Tecnologia na sociedade, na vida e na escola”, aprendi muito sobre o uso das TICs em sala de aula. Tive a oportunidade de conhecer pareceres de grandes educadores e também de alguns colegas, onde refleti sobre cada assunto, e através das atividades propostas, pude registrar minhas opniões. Na atividade 1 fiz um relato sobre minha vida enquanto educadora, “Quem sou como professor e aprendiz?”. Também me apresentei para meis colegas no Fórum.
Nas atividade 2 e 6, foi feito registros no diário de bordo . No primeiro registro relatei minhas espectativas sobre o uso das TICs no processo de ensino e aprendizagem. Já, no segundo registro, referente a atividade 6, relatei um vídeo que assisti também sobre “Uso dos recursos tecnológicos”.
A atividade 3, foi um comentário que deixei no fórum, logo após uma reflexão que fiz sobre o filme do Professor Ladislau Dowbor. Também no forum, dialoguei com os colegas sobre as atividades desenvolvidas, onde trocamos idéias e ganhamos conhecimentos.
Um dos momentos mais emocionantes que achei, foi no desenvolvimento da atividade 4, pois não sabia utilizar o PowerPont e com as dicas da professora/tutora, comecei a aprender, achando o máximo. Nesses slides que montei, citei as tecnologias existentes na minha escola. Apesar das dificuldades encontradas, conheci mais uma maneira de tornar minhas aulas mais dinâmicas e prazerosas.
Na atividade 5, conheci o Portal do Professor, outro recurso rico em sugestões de aulas que também não conhecia. Escolhi uma aula direcionada às séries iniciais do Ensino Fundamental, “Aprendendo com histórias infantis”. Me identifiquei com a aula, pois gosto muito de trabalhar com litiratura infantil.
Já na atividade 7, pesquisei um projeto, cujo principal quisito era a utilização de “tecnologias”. O referido projeto foi desenvolvido na escola onde trabalho, por mim e vários professores. Com certeza, se nós tivéssemos feito este curso antes, nossas aulas teriam ficado bem mais interessantes.
E finalmente, na atividade 8, elaborei uma síntese do projeto pesquisado na atividade anterior, em slides, para ser apresentado no encontro presencial.
Neste primeiro módulo aprendi inúmeras coisas. Percebi a importância da interação da tecnologia na prática educacional, de como é grande os recursos aqui obtidos, e como é impotante a utilização desses recursos para tornar nossas aulas mais dinâmicas e interessantes. Confesso que fiquei encantada com a agilidade dos recursos tecnológicos, sem esquecer que “as tecnlogias são importantes, mas apenas se soubermos utilizá-las. E saber utilizá-las não é apenas um problema técnico.” (Dowbor,L., 2001).
No início, tive dificuldades de acessar o ambiente, de postar minha foto, mas troquei e-mails com a professora/tutora Maria Melo e devagar fui entendendo. Às vezes, principalmente no domingo à noite, não conseguia entrar no ambiente, me prejudicando em postar as atividades, mas graças a Deus, terminei o módulo I e já iniciei o módulo II.

É com muita alegria que recebo você em meu Blog!

glitters

[orange]***[/orange] Confira mais figuras para Te Adoro: [orange]***[/orange]
http://obuscar.com/images/seja_bem_vindo-2506.htm