terça-feira, 22 de setembro de 2009

PORTFÓLIO - UNIDADE III

UNIDADE III



No módulo “Práticas Pedagógicas e Mídias digitais”, fui contemplada com inúmeras possibilidades de trabalhar em sala de aula utilizando mídias digitais. No encontro presencial desenvolvi a atividade 1, onde fiz a leitura do texto “Saltos no Tempo”, do Bloco do Passo e assisti um vídeo com a respectiva apresentação, deixando comentários no diário de bordo.

Em continuidade, na atividade 2, também no encontro presencial, viajei por alguns sites na Internet e explorei alguns vídeos, arquivos de sons e de imagem, compartilhei as descobertas com alguns colegas e registrei no Word.

No desenvolvimento da atividade 3, encontrei dificuldades, pois como comentei no fórum, não tenho instalado em meu computador programas necessários para visualizar alguns vídeos encontrados no Portal do Professor. Mas nem por isso deixei de realizar a atividade, com auxílio da professora Maria Melo, acessei outros sites, assisti alguns vídeos, ouvi alguns áudios e deixei meus comentários no fórum “Recursos digitais. Avaliação de produtos Multimídias”.

Já, na atividade 4, explorei alguns audiovisuais da TV Escola, que por sinal são muito bons, e também comentei no fórum “TV Escola – Avaliação dos recursos disponíveis”.

A atividade 5/6, foi elaborada em trio. Eu, Vanusa e Regina desenvolvemos uma proposta de trabalho sobre o lixo com o uso de mídias digitais, e rascunhamos no Word. Em seguida, criamos no PowerPoint, uma apresentação com a síntese da atividade planejada “Proposta de atividade, esboço inicial”.

Na seqüência, desenvolvemos a atividade 7/8, que foi a execução da aula planejada anteriormente. Que show! Os alunos mostraram bastante interesse nas aulas e com certeza aprenderam muito mais que se tivessem na sala de aula, onde os recursos disponibilizados fossem somente lousa, giz e livros didáticos.

A atividade 9, dividiu-se em duas etapas. A primeira, adequamos a proposta de trabalho feita na atividade 5/6. Montamos outra apresentação no PowerPoint contendo um documento descritivo da aula planejada com imagens e som. Foi muito difícil para nós, porém com muito esforço, conseguimos!

Finalizei o módulo na atividade 10/11, com análises e comentários no fórum sobre os trabalhos dos colegas “e-proifanos”.
Estou certa de que este módulo, além de ter me proporcionado ricos conhecimentos, foi também o mais dificultoso. Mas, com certeza valeu a pena!

PORTFÓLIO - UNIDADE II


UNIDADE II

Neste módulo, Internet, Hipertexto e Hipermídia, tive a oportunidades de conhecer hipertextos e aprender a criar-los. Confesso que fiquei surpresa com tamanha agilidade dos hipertextos e que senti mais segurança ao realizar as atividades, pois estava mais interada com o curso. A atividade 2.1/2, foi desenvolvida no encontro presencial, ali naveguei em hipertextos e conheci o seu significado, fiz meu primeiro hipertexto e aprendi a linkar.
Já, na atividade 2.3, observei os trabalhos dos colegas em biblioteca/material do aluno/lista de acervo e fiz comentários no fórum, deixando um breve parecer de cada um.
Desenvolver a atividade 2.4, foi muito interessante, já que se tratava da criação da página inicial deste portifólio. Foi muito bom criar o meu primeiro hiper-portifólio. E melhor ainda foi criar meu Blog para postá-lo.
Na realização da atividade 2.5, encontrei algumas dificuldades no horário para realizá-la, pois foi proposto que realizássemos em dupla ou trio e quando uma de nós tinha tempo disponível, a outra não podia. Porém, com muito esforço conseguimos! Planejamos uma atividade para ser desenvolvida posteriormente com alunos, onde teriam que navegar na NET e criar um hipertexto.
A atividade 2.6, foi o desenvolvimento do planejamento que fizemos na atividade anterior. Foi surpreendente! Os alunos amaram navegar pela NET e em poucos minutos encontraram os conteúdos propostos.
Na atividade 2.7 registrei todo o desenvolvimento da aula proposta na atividade 2.6, em forma de hiperdocumento, um registro digital de toda a experiência.
E para finalizar este módulo, na atividade 2.8, ainda em grupo, elaboramos um pôster contendo os aspectos gerais do nosso trabalho, um resumo ilustrado, onde sua finalidade era a apresentação no encontro presencial.
Com certeza, este módulo, abriu-me uma ampla visão, onde navegando em hipertextos aprendi a produzir hiperdocumentos, hiperportfólios, a criar meu Blog... e o melhor de tudo, ver que nossos alunos também são capazes disso tudo e muito mais.

É com muita alegria que recebo você em meu Blog!

glitters

[orange]***[/orange] Confira mais figuras para Te Adoro: [orange]***[/orange]
http://obuscar.com/images/seja_bem_vindo-2506.htm