quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Módulo II - atividade 8 - Pôster


Módulo II - Atividade 7

Relatório


Com o endereço eletrônico em mãos, os alunos em trios ou duplas, acessaram o site especificado pela professora da turma. Em seguida, com nossa ajuda, encontraram o link desejado, ficando eufóricos. Porém, observamos a dificuldade de alguns alunos em encontrar o site especifico e em manusear a máquina, como: digitação, mouse, copiar e colar, etc. Após terem feito a leitura do tema apresentado, também com nosso auxílio, transportaram o conteúdo para o Word, fazendo hiperlinks conforme a criatividade de cada grupo. Para finalizar, eles elaboraram um pequeno texto, comentando o resultado da pesquisa.
Em todo momento houve harmonia entre professor/aluno. Mesmo com as dificuldades acima mencionadas todos concluíram a atividade proposta, sem fugir do assunto.
Em relação aos equipamentos, não houve nenhum problema que pudesse interferir no bom andamento da aula.
Contudo, no decorrer da atividade observamos o interesse por unanimidade, onde, apesar das dificuldades e o pouco tempo, persistiram, superando-as com êxito. Também, tivemos a oportunidade de conhecer novos meios de desenvolver aulas dinamizadas, levando nossos alunos a um amplo conhecimento. Toda via, acreditamos que através do que aprendemos no desenvolvimento deste trabalho, poderemos planejar novas atividades de acordo com o conteúdo ministrado em sala de aula, usando esse meio “fantástico” que é a tecnologia.


Webliografia

www.wikipedia.org/wiki/toxoplasmose

www.todabiologia.com/doenças/leishmaniose

www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/bronquite

Módulo II - atividade 6 - Desenvolvimento da aula planejada




Módulo II - Atividade 5

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


Turma 06 – Tutora Maria Melo – Inocência
Pólo Três Lagoas
Unidade II – atividade 2.5
Alunas: Eloisa Elena de Moura Santos Oliveira
Regina Santos de Jesus
Vanusa Aparecida Elias Silva Pimenta


Planejando Atividade com Hipertexto


Componente Curricular: Ciências
Turma: 7º ano E
Período: Vespertino
Número de alunos: 23 alunos
Quantidade aulas: 4 aulas

Conteúdo:
Doenças causadas por protozoários

Objetivo:
Conhecer e compreender as doenças causadas por protozoários, sintomas, meio de transmissão, tratamento e prevenção.

Metodologia:
1- Realizar em sala de aula explicação e comentário sobre o reino protista: características, meio de locomoção, reprodução, nutrição e algumas doenças causadas por protozoários.
2- Pesquisa na Internet:
a) Os alunos serão divididos em grupos de até 3;
b) Após, a divisão cada 2 grupos pesquisará a mesma doença;
c) Os grupos deverão utilizar os seguintes critérios durante a pesquisa:
- Acessar o site www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/bronquite, http://pt.wikipedia.org/wiki/Toxoplasmose link doenças causadas por protozoários;
- Acessar o link do nome da doença que foi selecionada para o grupo;
- Fazer a leitura dos textos referente à doença;
- Após a leitura os alunos deverão criar seu hipertexto contendo:
Nome da doença;
Transmissão;
Sintomas;
Tratamento;
Prevenção;
Comentário do grupo referente à pesquisa.
- Após cada grupo apresentará o seu hipertexto em sala de aula;

Avaliação:
Os alunos serão avaliados na participação da aula, pesquisa na internet, elaboração do hipertexto, comentários do grupo referente à pesquisa, apresentação em sala de aula e na ilustração de protozoário.

Módulo II - Atividade 3


Módulo II - Atividade 1/2AeB

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


Turma 06 – Tutora Maria Melo – Inocência
Pólo Três Lagoas
Unidade II – atividade 1-2AB
Aluna: Eloísa Elena de Moura Santos Oliveira

Hipertexto

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto


A literatura infantojuvenil é um ramo da literatura, dedicada especialmente às crianças e jovens adolescentes. Nisto se incluem histórias fictícias infantis e juvenis, biografias, novelas, poemas, obras folclóricas e/ou culturais, ou simplesmente obras contendo/explicando fatos da vida real (ex: artes, ciências, matemática, etc).
Naturalmente, o conteúdo dentro de uma obra infantojuvenil depende da idade do leitor; enquanto obras literárias destinadas a crianças de dois a quatro anos de idade são quase sempre constituídas de poucas palavras e são muito coloridas e/ou possuem muitas imagens e fotos, obras literárias destinadas ao jovem adolescente muitas vezes contêm apenas texto.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_infantil




Hipertexto é um texto com vários outros textos, ou seja, um texto ampliado, rico em informações. Certamente o hipertexto nos disponibiliza variedades de informações com rapidez, nos favorecedo o acesso a várias pesquisas ao mesmo tempo. Perém, devemos ter o cuidado de não nos distanciarmos do foco principal e disviar nossos objetivos.

Módulo I - atividade 8







Módulo I - atividade 7

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


Turma 06 – Tutora Maria Melo – Inocência
Pólo Três Lagoas - MS
Unidade 1 – atividade 7
Aluna: Eloisa Elena Moura Santos Oliveira


Pesquisa realizada na Escola Municipal C.E.I. “Prof. Olivalto Elias da Silva”.


Projeto Meio Ambiente


Público alvo: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Duração: 30 dias.
Áreas atendidas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes, Educação Física e Inglês.
Professora/coordenadora: Eloisa Elena de Moura Santos Oliveira.

Justificativa: Esta escola em sua metodologia tem a preocupação de contemplar questões relacionadas ao meio em que o aluno está inserido de forma participativa sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e agir no meio em que vive e em outras realidades. Sabendo da importância da escola na formação do cidadão, sem esquecer, nunca, que nosso sustento vem da terra, sentimos a necessidade de mostrar aos nossos alunos que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra.

Objetivo geral: Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo a vida do planeta.

Desenvolvimento:
- Apresentações de peças teatrais com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a comunidade escolar e social sobre a importância de preservar o meio ambiente;
- Passeio de campo;
- Reciclagem de papel;
- Confecção de tintas com matérias primas retirada da natureza;
- Leituras de diversos textos;
- Informativos literários;
- Confecção de supermercado com materiais recicláveis;
- Medidas do lixo gerado na escola;
- Vídeos;
- Pesquisa na internet;
- Germinação.

Culminância: Realização da “feira do verde”.


Obs. Durante o desenvolvimento do projeto os alunos surpreenderam com as pesquisas sobre a destruição da natureza, e também interessaram muito pelas aulas, principalmente a do passeio e das pesquisas pela internet que fizeram numa casa de lan hause municipal.

Módulo I - atividade 5

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


Turma 06 – Tutora Maria Melo – Inocência
Pólo Três Lagoas - MS
Unidade 1 – atividade 5
Alun (o) a: Eloisa Elena de Moura Santos Oliveira

Programa: Portal do Professor
Áreas do conhecimento: Língua Portuguesa/ Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Tema: Processos de leitura
Autor: Lívia Raposo Bardy
Co-autores: Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher



Aprendendo com Histórias Infantis


Nesta aula, a professora quis aguçar a curiosidade, a criatividade e o gosto pela leitura das crianças, disponibilizando-as o contato com diversos textos e histórias de literatura infantil. Identifiquei-me muito com essa aula, pois, acredito que nossos alunos só se tornarão grandes leitores através de aulas dinâmicas de leituras.
Iniciou a aula com uma “roda de conversa”, explorando a oralidade, parte que me chamou muito a atenção. Todavia, penso que dessa forma a criança terá mais facilidade de compor futuramente grandes histórias.
Como estratégia foi utilizada o rádio e/ou computador com caixa de som, desenvolvendo uma aula muito interativa com a Série Formação do Leitor: parte 1 (Categorias Literárias), como um dos recursos, no qual achei muito interessante.
A avaliação foi feita de forma coletiva em todo o momento da atividade, de acordo com o nível de alfabetização, já que se tratava de Anos Inicias do Ensino Fundamental. Creio que nossos alunos devem ser avaliados como um todo, de forma contínua, onde além de receptor também será um transmissor do conhecimento.

Módulo I - atividade 4







Módulo I - atividade 3


Módulo I - atividade 1- Fórum


É com muita alegria que recebo você em meu Blog!

glitters

[orange]***[/orange] Confira mais figuras para Te Adoro: [orange]***[/orange]
http://obuscar.com/images/seja_bem_vindo-2506.htm