quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA FRENTE AO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL

A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA FRENTE AO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL

Eloisa Elena de Moura Santos Oliveira (eloisaelenams@hotmail.com)
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Secretaria de Educação a Distância
Especialização em mídias na educação 2011/2012



As revistas mais conceituadas de nosso país vêm divulgando insistentemente “a evolução tecnológica mundial”. É notório dizer que o mundo inteiro vive tal processo, consequentemente, a educação. No Brasil, especialistas em educação estão preocupados, buscando acompanhar a evolução tecnológica, já que com o advento da Internet a comunicação tornou-se muito mais rápida, podendo ser uma importante aliada ao processo educacional.

Para o ensino se ingressar no mundo tecnológico, é fundamental que o educador saiba utilizar e explorar adequadamente os recursos tecnológicos, facilitando a comunicação nas diferentes formas: som, imagem, escrita.

Atualmente vejo que as escolas públicas estão recebendo do MEC bastantes materiais pedagógicos, entre eles, aparelhos tecnológicos. No entanto, vejo também que a oferta de capacitação na área da tecnologia ainda é muito pequena.

Contudo, acredito que para realizarmos um bom trabalho, não é só munirmos de tecnologias, mas principalmente estar abertos a propostas novas.


“Quanto mais tecnologias avançadas, mais a educação precisa de pessoas humanas, evoluídas, competentes, éticas. São muitas informações, visões e novidades. A sociedade torna-se cada vez mais complexa, pluralista e exige pessoas abertas, criativas, inovadoras, confiáveis. O que faz a diferençada no avanço dos países é a qualificação das pessoas. Encontraremos na educação novos caminhos de integração do humano e do tecnológico; do racional, sensorial, emocional e do ético; do presencial e do virtual; da escola, do trabalho e da vida em todas as suas dimensões.”
José Manoel Moran.


Referências:

Adriana Barroso y Elizabeth Moraes
http://www.razonypalabra.org.mx/n63/abarroso.html

Ana Elisa RIBEIRO
Universidade Federal de Minas Gerais, em:

DIAS, Maria Helena Pereira – PUCCAMP.
acesso
SOARES, Magda. Novas Práticas de Leitura e escrita: Letramento na Cibercultura. Educação & Sociedade: Revista de Ciência da Educação. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 23, n. 81, dezembro 2002, p. 15-160.
CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. São Paulo, Editora da UNESP,2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É com muita alegria que recebo você em meu Blog!

glitters

[orange]***[/orange] Confira mais figuras para Te Adoro: [orange]***[/orange]
http://obuscar.com/images/seja_bem_vindo-2506.htm